Quinua, um cereal rico em proteínas de alto valor biológico

A quinua (pronuncia-se quínua ou quinúa) é um grão arredondado de cerca de 2,63 mm, de cor amarelada, cujo valor nutritivo SÓ É COMPARADO AO LEITE MATERNO. Cereal sagrado para os Incas, a quinua era chamada de "Grano Madre" ou "Grano de Oro" e venerada como símbolo religioso. O nome "quinua" é de origem quéchua, o idioma usado pelos antigos incas. A quinua conta com mais de 2000 variedades. A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera a quinua como alimento único por seu altíssimo valor nutricional.

As proteínas necessárias ao bom funcionamento do organismo humano são compostas de 20 aminoácidos diferentes, sendo que alguns deles não podem ser fabricados pelo corpo. Por esse motivo, devem ser ingeridos na dieta. o grande valor nutricional da quinua está no fato de possuir 23% de proteínas, o dobro da maioria dos vegetais. Trata-se de um balanço de aminoácidos excepcionalmente atrativo para a nutrição humana devido aos seus altos níveis de lisina e de metionina. Em seu conteúdo nutricional conta com 20 aminoácidos, sendo que 10 deles são essenciais: histidina, isolucina, leucina, lisina, metionina, fenilananina, treonina, triptofano, valina e arginina.

De acordo com o resultado de algumas experiências, essas proteínas são mais favoráveis ao crescimento do que as contidas no leite. Além dos aminoácidos essenciais, a quinua é rica em vitaminas do complexo A, B6, B1 e, em menores quantidades, de vitaminas E e C. Possui ainda minerais como ferro, fósforo, cálcio e magnésio.

A quinua é um alimento completo, rico em ômega 3 e 6, de qualidade superior a diversos alimentos de origem animal, como a carne, o leite os ovos e o peixe. Além disso, é qualidade como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano pela Academia de Ciências dos estados Unidos. Foi selecionada pela Nasa para integrar a dieta de astronautas em vôos espaciais de longa duração, devido ao seu extraordinário valor nutritivo.

Fonte: Revista Vida e Saúde
.
COMPRE AQUI (Em Breve)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails