Logo após o nascimento iniciamos a ingestão do leite materno que popularmente é chamado de alimento completo.Este alimento, que deixa de ser materno, permanece na forma de leite de vaca durante toda nossa vida. Dentre diversos nutrientes presentes no leite, o cálcio representa um que merece grande atenção para garantir boa qualidade de vida durante o processo de envelhecimento.
Recentemente foi publicado no JAMA (Jornal da Associação Médica Americana) a grande incidência de fratura em idosos que apresentavam baixa densidade mineral óssea. A densidade mineral óssea é determinada pelo estilo de vida que temos.
Dentre os fatores, o consumo de alimentos ricos em cálcio e o estímulo para a incorporação deste nutriente nos ossos pela prática regular de atividade física são os determinantes para a população brasileira.
Em outros países o consumo de alimentos ricos em vitamina D é também um fator importante. No Brasil, o clima favorece a exposição natural a irradiação solar (que deve ser feita de forma cuidadosa e em horário correto) o que estimula a síntese endógena desta vitamina.
Muitas vezes ouvimos pessoas indagando a necessidade de consumo de leite e derivados na idade adulta. Muitos relatam que os animais após a período de amamentação deixam de consumir este alimento.
Esta colocação não leva em consideração o fato de estes animais possuírem um sistema digestivo com grande capacidade de absorção de cálcio dos ossos de outros animais. Para os humanos esta capacidade é reduzida, ficando como maior fornecedor de cálcio para nosso organismo o leite e seus derivados.
Algumas pessoas apresentam intolerância ao leite devido a uma deficiência digestiva. Em alguns casos esta intolerância é contornada pelo consumo de iogurte ou consumo crescente do leite iniciando com pequena quantidade.
O cálcio então é consumido no leite e derivados representando uma “caderneta de poupança” ao longo da vida. Isto quer dizer que iremos aumentando nossa densidade mineral óssea até o processo de envelhecimento.
Durante esta etapa da vida a manutenção da atividade física, exposição correta a irradiação solar e o consumo de alimentos ricos em cálcio podem garantir a integridade mineral óssea impedindo problemas como osteoporose.
Não se esqueça, uma vida ativa é também fundamental para garantir a integridade mineral óssea.
Vale lembrar, que os suplementos alimentares podem lhe ajudar neste consumo durante sua vida, caso sua alimentação não preencha a expectativa suficiente deste mineral na sua alimentação normal. Osteoporose? De maneira nenhuma! O importante é lembrar que o cálcio deve ser consumido de uma maneira ou de outra.
Fonte: adaptado da Revista Suplementação
Nenhum comentário:
Postar um comentário