Uns querem aumentar. Outros diminuir. Esses são os dilemas mais comuns em academias. Uma boa dieta balanceada, hábitos saudáveis e atividade física, podem dar os resultados esperados por todos, gordinhos ou franzinos. Entretanto, alguns necessitam de um "empurrãozinho" para atingir os objetivos mais rápidos, através dos suplementos alimentares.
Antes de tudo: suplemento não é anabolizante (bomba). Mas, todos eles merecem atenção especial no seu uso.
A creatina, por exemplo, acabou de ser liberada [novamente] no Brasil. Essa proteína se tornou uma febre entre os atletas que desejam um ganho de massa rápido. Entretanto, nem todos utilizam o suplemento de forma correta. A ingestão de creatina exige que os seus rins e fígado estejam funcionando em perfeitas condições. Além disso, é preciso beber bastante água, caso contrário você danificará os rins.
Para quem desejar perder alguns centímetros nas medidas, também existem os queimadores de gordura, substitutos de refeições, inibidores de apetite, entre outros. O acesso a eles é extremamente fácil, mas o que muitos não sabem é que são contra-indicados em diversos casos, como insuficiência cardíaca e hipertensão. Sem esquecer os inúmeros efeitos colaterais.
Confundir os suplementos com anabolizantes ou outras drogas é um erro muito comum. Albumina, por exemplo, é a mesma albumina da clara do ovo. Whey protein, é a mesma proteína que a do leite. Vitaminas são as mesmas vitaminas do complexo vitamínico. Não há tanto mistério. O problema é o uso indiscriminado e a auto-suplementação.
Os suplementos devem ser indicados por nutricionistas, médicos ou farmacêuticos. E, na hora da compra, é preciso que o farmacêutico esclareça todas as informações para o atleta. Nem todo mundo precisa de suplemento, e nem todo mundo pode usá-lo.
Outro erro: iniciantes já querem tomar suplemento na primeira semana de malhação. Calma. Algumas pessoas conseguem resultados mais rápidos, outras demoram mais. Apenas depois de alguns meses é que se poderia avaliar a necessidade ou não desse uso.
Vale também o alerta: suplemento não é comida. Ouço muito as pessoas falarem algo como: "pra que jantar se eu já tomei o meu suplemento?". Erro grave. A alimentação é fundamental para o bom funcionamento do seu corpo e mente.
Não saia por aí tomando tudo que lhe oferecere, procure um profissional e siga a recomendação dele. Como dito anteriormente, nem todo mundo necessita de suplementação alimentar. E, jamais deposite todas as suas esperanças em um shake ou cápsulas. Uma boa alimentação, hábitos saudáveis e a prática regular de atividade física são mais do que o suficiente para lhe proporcionarem um bem-estar físico. Mesmo assim, se o profissional avaliar que há uma necessidade de suplementação, procure se informar e tire todas suas dúvidas.
Fonte: Portal ItNet
Nenhum comentário:
Postar um comentário