Vitaminas e Minerais

O que são vitaminas?

Quando se fala em vitaminas, a primeira coisa em que a maioria das pessoas pensa é em "comprimidos", o que já lhes traz a idéia de que elas sejam remédios. Vitamina não é remédio, mas é, principalmente alimento. As vitaminas são substâncias orgânicas necessárias à vida, essenciais para o bom funcionamento do corpo e, com algumas exceções, não podem ser produzidas e nem sintetizadas pelo nosso corpo. São necessárias ao nosso crescimento, vitalidade e bem-estar geral.

Em seu estado natural, elas podem ser encontradas em quantidades mínimas em todos os alimentos orgânicos. Devemos obtê-las ingerindo esses alimentos ou suplementos.

O que precisa ficar bem claro é que esses suplementos, encontrados sob a forma de comprimidos, cápsulas, líquidos e até em injeções, não passam de substâncias alimentícias e, com exceção dos sintéticos, provêm de organismos vivos, vegetais e animais. É impossível manter a vida sem que estejam presentes todas as vitaminas essenciais.

O que não são vitaminas?

Há muitas idéias erradas a respeito das vitaminas. Seguem alguns esclarecimentos:
. Vitaminas não são comprimidos energéticos e não têm valor calórico ou energético próprio.
. Vitaminas não são substituídos para proteínas ou quaisquer outros nutrientes, como minerais, gorduras, carboidratos, água ou até mesmo outras vitaminas.
. As vitaminas, em si, não fazem parte da estrutura de nosso corpo.
. Você não pode tomar vitaminas, parar de comer e ter a pretensão de continuar saudável.

Como funcionam?

Imagine o nosso corpo como o motor de um automóvel e as vitaminas como as velas de ignição. Isso lhe dará uma boa idéia de como essas pequenas maravilhas alimentícias trabalham para nós.
As vitaminas são componentes de nossos sistemas enzimáticos que, agindo como velas de ignição, põem em funcionamento e regularizam o nosso metabolismo, mantendo-nos em movimento com ótimo desempenho.

Comparando com ingestão de outros nutrientes - proteínas, gorduras e carboidratos - nosso consumo de vitaminas (mesmo em alguns regimes de superdosagem) é mínimo. Porém, a deficiência de apenas uma vitamina pode pôr em perigo o organismo inteiro.

Você deve tomar suplementos vitamínicos?

Uma vez que as vitaminas estão presentes em qualquer material orgânico - alguns contêm mais uma do que outra, em maior ou menor quantidade -, você poderia pensar que se comesse os alimentos "certos", em uma dieta bem equilibrada, receberia todas as vitaminas que necessita. E provavelmente estaria certo. O problema é que pouca pessoas têm condições de estabelecer essa dieta ideal.

Na maioria dos restaurantes a comida é requentada ou mantida aquecida sob lâmpadas de raios infravermelhos e, se você os freqüenta assiduamente, corre o risco de ter deficiência de vitaminas A, B e C.

A maioria dos alimentos que comemos foi processada e empobrecida em nutrientes. Pães e cereais, por exemplo: praticamente todos os que se encontram, hoje em dia, nos supermercados, só são ricos numa coisa: carboidratos. Com isso, dá para você entender a necessidade dos suplementos.

Você conhece os minerais?

Embora sejam aproximadamente dezoito os minerais conhecidos necessários à manutenção do corpo e às funções reguladoras, só foram estabelecidas recomendações de quotas dietéticas diárias para seis deles: cálcio, iodo, ferro, fósforo, magnésio e zinco.

Os minerais ativos em seu organismo são: cálcio, cloro, cobalto, cobre, cromo, enxofre, ferro, flúor, fósforo, iodo, magnésio, manganês, molibdênio, potássio, selênio, sódio, vanádio e zinco.

Fonte: Sundown Vitaminas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails